terça-feira, 1 de julho de 2008

Palhaços / Atores




PALHAÇOS
(por ordem Alfabética)



Nome: Alfinete.
Idade: Prefiro não falar sobre esse assunto.
Cidade: Triângulo das Bermudas Rasgadas ou o Vale Perdido
Estado: Gasoso (Dependendo do que comeu) 



Alfinete. Experiente, solteiro, sem compromisso. Um cara "cabeça". Pessoa fina, por motivos óbvios, de mente aguçada e amolada. Rapaz de ponta e meia ponta. Adora pregar e prender peças, nos outros. Alfinete é filho da Mãe, que até hoje faz questão de mimar o filhote: “Ele não é um pintchinho amarelinho?”. Seu rostinho baby-face não deixa dúvidas de que acabou de sair das fraldas. Sem falar no olhar inocente de: "Alguém peidei não sei quem fui". Aromas e essências a parte, Alfinete é calmo, mas uma vez ameaçado, sofre a mutação "fura-olho-gordo" e se transforma num T-Rex caso alguém faça chacota de sua aparência. (O Tyrannosaurus rex era carnívoro e bípede, alcançava até 60 km/h e seu crânio media 1.5 m – Qualquer semelhança é mera coincidência). Alfinete é de cor branca, muito branca, extremamente branca. Seu bronze, moreno palmito, é apreciado por diversas palmeiras (o que o deixa bobo). Hoje em dia freqüenta a clínica "10bronzeamento artesficial" e sua pesquisa baseia-se no desenvolvimento da invisibilidade através da carência de melanina no seu corpinho.

........................................................................

Rafael Protzner


Ator/Palhaço – Formado pela Escola de Educação Básica e Profissional Centro Teatro Universitário/UFMG. Foi Membro do grupo: “EXCÊNTRICA CIA. DE TEATRO” (membro fundador - 2006/09). É membro dos grupos: “TRAMPULIM”, desde 2008 e “TRUPE MARIA CUTIA”, desde 2008. Atuou no Programa Pólos de Cidadania/UFMG como ator, diretor e oficineiro da “TRUPE A TORTO E A DIREITO” (2007/08/09). Deu aulas de Teatro para crianças na escola Athena Educação Infantil – Rede Pitágoras (2009). Atuou no espetáculo "Match de Improvisação" da UMA CIA. DE TEATRO (Liga Profissional de Improvisação Mineira), com temporadas em Belo Horizonte (2006/07) e festival de Inverno/UFMG – Diamantina (2007). Participou como ator/improvisador no 2º Campeonato Carioca de Improvisação (Teatro-Esporte) promovido pela CIA. DE TEATRO CONTEMPORÂNEO (Rio de Janeiro – 2006). Atuou como ator no vídeo/performance “Unus Mundus”, da artista plástica Cinthia Marcelle (2006). Dirigiu três montagens cênicas infantis de formatura da escola Instituto Sementinha (2006/07/08). Convidado duas vezes para o "Menor Festival de Palhaços Mineiros do  Mundo" (DOUTORES DA ALEGRIA/BH – 2008/09). Em sua formação (oficinas/cursos/workshops) estudou e/ou trabalho, entre outros, com Zé Walter Albinati (Cia. Luna Lunera - BH), Mariana Muniz (EBA/UFMG), Ricardo Behrens (LPI - Argentina), Fernando Limoeiro (Teatro Universitário - BH), Borja Cortés e Jorge Rueda (Impromadrid - Espanha), Fabio Butera (Teatro Proskenion - Itália), Fernando Yamamoto e Marco França (Clowns de Shakespeare - RN), Esio Magalhães e Tiche Vianna (Barracão Teatro - SP), Fernando Escrich (Doutores da Alegria - SP), Jesus Díaz (Orquesta Lavadero – México), Ingrid Dormien Koudela (ECA/USP), Enrique Diaz, Emílio de Mello e Mariana Lima (Cia. dos Atores - RJ). Tem atuado como ator e palhaço em intervenções e apresentações em eventos.



........................................................................



Nome: Mirabella Bolante
Idade: Ai, que falta de educação!
Cidade: Mirabópolis
Estado: Crítico

Mira, que bella! Mirabella... Meiga, carinhosa, alegre, simpática, comunicativa e bonita... Parece mais uma brabuleta. Gosta especialmente de crianças porque são do seu tamanho, e de homens porque são do seu número. Participa ativamente das reuniões do M.C.M.T.O².D.M.P. (Movimento-contra-mocréias-tira-o-olho-do-meu-pitel), por acreditar que todas as mulheres do planeta além dela são mocréias e não têm o direito de estragar suas paqueras. E por falar em paquera, Mirabella está sempre pronta para flertar... Mira de um lado, mira do outro e ah! Lá está ele, um mancebo galante exatamente como nos seus sonhos! Uma piscadela e lá vai ela para o abraço. Mas cuidado! Ao abraçá-la forte duas coisas podem acontecer: ou o seu coração de geléia de morango-vermelho-paixão derrete ou... ela solta um pum. Mas depois pede desculpas, claro, por ser uma pessoa muito fina e educada da alta sociedade mirabópunzense.
Mirabella gosta de mirar as coisas bellas à sua volta, e quando canta faz tudo ficar mais bello ainda. O seu maior sonho é conseguir girar o braço para a direita e o pé para a esquerda ao mesmo tempo. Dedica-se fielmente a isso diariamente.


........................................................................


Bella Marcatti – Atriz/Palhaça – Formada na Escola de Educação Básica e Profissional Centro Teatro Universitário (UFMG), em Belo Horizonte. Atuou pela Liga Profissional de Improvisação de BH, sob direção de Mariana Muniz. Trabalhou como atriz em campanhas de teatro educativo, sob direção de Fernando Limoeiro. Foi membro da Trupe A torto e a Direito (Programa Pólos de Cidadania/UFMG), sob coordenação de Fernando Limoeiro. Atuou como atriz e diretora em espetáculos escolares do Grupo Dosode sob supervisão de Leonardo Lessa (Teatro Invertido). Dirigiu e atuou em montagens cênicas infantis de formatura das escolas Santa Maria Nova Suíça, SEAG e Instituto Sementinhal. Deu aula e dirigiu espetáculos na APAE-Ibirité para pessoas com necessidades especiais. Trabalhou como locutora do bloco Brumas no Teatro no programa Brumas de Inverno da rádio 104,5 UFMG Educativa sob supervisão de Geraldo Octaviano. Em sua formação (oficinas/workshops) estudou com Ignacio Soriano e Raquel Racionero (ImproMadrid - Espanha), Fabio Butera (Teatro Proskenion - Itália) Fernando Yamamoto (Clowns de Shakespeare - RN), Fernando Escrich (Doutores da Alegria - SP), Ingrid Dormien Koudela (ECA-USP), César Augusto e Marcelo Olinto (Cia. dos Atores – RJ), Ivaldo Bertazzo. Tem atuado como atriz e palhaça em intervenções, apresentações livres em eventos e campanhas publicitárias.

"chácomigo"

Está cansado(a) das mesmas brincadeirinhas algumas vezes sem graça de Chá de Panela? Quer alguma coisa surpreendentemente diferente para a festa do casal?


VOCÊ ESTÁ NO LUGAR CERTO! NÃO É PALHAÇADA!

"chácomigo" é uma apresentação de palhaço (particular) feita em Chás de Panela. Criada a partir das características de cada casal.


sinopse


Alfinete e Mirabella estão trabalhando na festa, quando surge uma oportunidade única em suas vidas. Mas mal sabem eles que cairam nas armadilhas do amor e vão ter que encarar de frente o temível e arriscado matrimônio conjugal, no qual se passam por noivo e noiva, vivendo particularidades da história de cada casal. Com a 'ajuda' de um CONTROLE REMOTO DA SITUAÇÃO, Alfinete e Mirabella descobrem o segredo do bom relacionamento e estão aptos para realizarem a maior bobagem no seu Chá! Vai uma xícara?

proposta


O processo inicia-se quando recebemos as características do casal. Como é isso? A pessoa que nos contrata também trabalha! Após entrar em contato conosco, o nosso 'cúmplice' fica encarregado de preencher uma ficha e coletar informações dos pombinhos. A partir daí, criamos um roteiro inédito e personalizado para que o casal e demais convidados se identifiquem com as palhaçadas da vida, ou com a vida dos 'palhaços'. A idéia central das "bobagens" é tratar a vida e os acontecimentos dos futuros-recém casados na visão brincada e ridícula do palhaço. (Distorcendo, desconstruindo e/ou ampliando as situações da vida dos noivos). Usamos as curiosidades, casos interessantes e fatos marcantes do casal para rechear a trama. Existe um tempo limite para a criação, ou seja, é necessário que a pessoa interessada no nosso trabalho entre em contato conosco com, aproximadamente, três semanas de antecedência ou mais. Para que tenhamos tempo de coletar as informações, escrever o texto, e ensaiar.


histórico


Em 2007 recebemos a ligação de uma pessoa que nos fez a seguinte pergunta: "Vocês fazem apresentação em Chá de Panela". E nós respondemos, sem nenhuma hesitação: "...Mas... é claro que fazemos" (sem saber o que iríamos fazer).A partir daí, começamos a inventar esse trabalho que já teve várias caras e formas, e que hoje possui a melhor estrutura desde o seu início, mas sempre, e, necessariamente falando de AMOR, no caso o amor mais bobo do mundo (no bom sentido).



NOSSOS CASAIS

Alessandra & Fred (29.09.2007)

Ana & Wanderson (26.01.2008)

Juliana & Fabrício (31.05.2008)

Adriana & Marcelo (22.06.2008)

Tereza & Caio (05.07.2008)

Izabela & Bruno (09.08.2008)

Renata & Daniel (08.11.2008)

Érica & Bruno (28.03.2009)

Júnia & Jorge (04.04.2009)
[x]
Roberta & Rodrigo (18.04.2009)

Florence & Gustavo (21.06.2009)

Camila & Bento (18.07.2009)
[x]
Ana Flávia & Marlus (08.08.2009)
[x]
Ana Camila & Faustinho (11.09.2009)
[x]
Juliana & Léo (03.10.2009)


ficha técnica

Concepção: DUPLA.DE.RISCO
Dramaturgia, produção, direção e atuação: Bella Marcatti e Rafael Protzner
Edição de áudio: Rafael Protzner
Fotos: Paula Brandão / Diego Stehling